O Poder do LEGO® SERIOUS PLAY® e outros modelos 3D na Comunicação e Inovação

Conhece este cenário: foi convocado para (mais) uma reunião demorosa, na qual apenas algumas pessoas falaram, as restantes pessoas ficaram sem motivação ou coragem de dizer algo e no fim saíram sem um plano de ação concreto? A boa notícia é que não está sozinho, a má notícia é que além de gastar imenso tempo em atividades que não geram valor, desmotivam os colaboradores e impedem a empresa de ser inovadora no seu setor.

O 3D mapping, ou seja, a construção de modelos 3D não é algo novo. Nos processos de design thinking a construção de um protótipo é uma parte importante do processo com base no qual um serviço ou produto é criado ou melhorado. No entanto, neste caso os modelos são construídos com base em várias caraterísticas previamente definidas, enquanto no 3D mapping como aqui referido, a construção dos modelos é um processo individual ou coletivo mais espontâneo, criados no próprio momento.

Mas sabia que a construção de um modelo tangível é também uma ferramenta muito poderosa no contexto empresarial? Estes modelos ajudam uma equipa ou grupo composto por vários stakeholders, a terem mais consciência sobre a forma como trabalham e sobre as emoções positivas e negativas envolvidas. São também visualizações tangíveis, depois de algumas alterações com o envolvimento e concordância  de todos, que podem definir uma nova forma de colaborar, uma estratégia repensada, ou produto ou serviço inovado, que resultam desta co-criação e inteligência coletiva.

Porque o 3D mapping é tão poderoso?

  1. Especificamente o LEGO® SERIOUS PLAY® foi desenvolvido com base nas teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, que defendem a construção da aprendizagem por meio de de um produto, algo externo a si próprio. Com 70-80% dos neurónios no cérebro diretamente conectados às mãos, elas podem acrescentar muito mais conhecimento do que imaginamos.
  2. Parece brincadeira de criança, e no fundo é! E é exatamente aí onde está o poder deste tipo de atividades mais descontraídas e criativas em grupo. Ao criar o ambiente certo, onde suspendemos o julgamento, onde não há respostas certas ou erradas, onde ouvimos cada participante e onde o modelo ideal é construído por todos, estamos numa forma mais lúdica a construir algo sério. É brincar a sério!
  3. Como são peças e materiais que por norma não fazem parte do trabalho no seu dia-a-dia, os participantes rapidamente se envolvem no ambiente que promove a colaboração e co-criação mais do que a competição.
  4. Cada elemento contribui e explica o seu modelo individual sem precisar de se defender, logo sente-se valorizado pelos outros. Não há um modelo errado ou certo e é através de metáforas e perguntas essenciais da parte do facilitador, que os participantes explicam os seus sentimentos e ideias.
  5. O facto de todos contribuem para o modelo coletivo final, que representa o caminho para o futuro, aumenta o apoio de todos na sua implementação.
Processo: Modelo individual – Modelo coletivo – Partilhas

Como se faz o 3D mapping?

Há várias formas de elaboração destes modelos. A metodologia que tem tido mais impacto nas minhas sessões é a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Além de ter blocos de Lego ‘normais’, tem blocos específicos para utilização de metáforas e que ajudam no storytelling dos modelos construídos.

Mas o 3D Mapping pode também ser feito com outros materiais como peças de cartolina, materiais de escritório, produtos reciclagem e até com os materiais que encontramos na natureza!

Em que contexto os Modelos 3D são eficazes?

Podem ser utilizados nos mais variados contextos, como por exemplo:

  • Teambuilding
  • (personal) branding
  • Planeamento estratégico
  • Inovação de produtos ou serviços
  • Criação de novos modelos de negócio

Algumas das empresas que já utilizaram o Lego Serious Play e outros modelos de 3D são Coca-Cola, Toyota, Google, Microsoft, Santander, MIT e o governo da Escócia.

Mais info

Se quiser saber mais sobre como uma sessão de 3D mapping com Lego Serious Play pode ajudar a sua empresa com os temas acima referidos, não hesite em contatar-me. Certificada em várias metodologias de criatividade, processos colaborativos e LEGO® SERIOUS PLAY®, desenharei com muito prazer um programa personalizado para o seu desafio.

Manon Rosenboom Alves

Managing Director Reinvent Yourself

Manon.alves@reinventyourself.pt | www.reinventyourself.pt

“Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação.” – Platão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *