Visibilidade vs Reputação
Há pouco tempo um cliente que estava em fase de mudança na sua carreira, mostrou-se preocupado em relação ao tempo que achava que devia dedicar às redes sociais. Disse que não tinha paciência para dedicar o seu pouco tempo livre a posts e comentários e atualizar redes sociais diferentes com comunicações diferentes.
Vejo muitas vezes que as pessoas confundem visibilidade com reputação. Para ter uma marca pessoal forte e positiva devemos dar prioridade à nossa reputação e não à visibilidade. Muitas pessoas gastam o seu tempo em publicar vídeos engraçados, quotes inspiradores, etc. no linkedin, sem questionar se isto contribui de alguma forma para a sua reputação, ou seja, a forma com é visto pelas pessoas que são importantes para o seu sucesso.
Para construir uma boa reputação não precisamos de perder horas por dia nas redes sociais. Conheço pessoas que não se dedicam às redes sociais, no entanto são bem sucedidas e conhecidas na sua rede profissional offline, devido ao seu prazer e capacidade de se relacionar com as pessoas certas. Considero as redes sociais uma excelente ferramenta para poder fazer networking e partilhar conhecimento, mas na minha opinião, se só queremos visibilidade, isso não contribuirá muito para a nossa reputação e sucesso.
Para consolidar a sua reputação recomendo os seguintes pontos:
– Autoconhecimento deve ser o ponto de partida para a estratégia de marketing pessoal. Estamos sempre a evoluindo, mas de forma geral os nossos valores não mudam. Se sabe os seus valores, transforme as suas palavras em ação. Se por exemplo a simpatia é importante para si, ajude onde puder sem estar à espera de algo em troca.
– Clarifique qual a imagem que quer deixar nas pessoas. O que é importante para si e como quer mostrar isto à sua rede de contatos? Uma ideia clara sobre o seu posicionamento é essencial para comunicar com as pessoas certas.
– Defina o tempo que quer dedicar ao networking. Há várias formas de fazê-lo, seja online ou presencialmente. Há pessoas que investem mais tempo na visibilidade online, enquanto outras preferem o contato pessoal através de eventos formais e/ou informais. Ambos são válidos, mas na minha opinião a combinação das duas formas é a mais eficaz para construir a nossa reputação.
– Em qualquer contato que faça, veja se pode ajudar o outro sem pensar na visibilidade. As pessoas irão lembrar-se mais das suas ações e não tanto das suas palavras!
Manon Rosenboom Alves
Managing Director Reinvent Yourself
manon.alves@reinventyourself.pt | 964481443
www.reinventyourself.pt
Autora do livro Marca Pessoal, SA – Como Comunicar, Agir e Vestir a sua Marca Pessoal para ter mais Sucesso (Editora RH)